sábado, 28 de novembro de 2009

Comemorados os 20 anos da JT em Santiago/RS

       A Justiça do Trabalho comemorou, na noite desta sexta-feira (27), os seus 20 anos de instalação em Santiago, na região Central do Estado. A solenidade aconteceu no Círculo Militar do município, na Rua Júlio de Castilhos, 503. Criada pela Lei 7729, de 16 de janeiro de 1989, a então Junta de Conciliação e Julgamento de Santiago foi instalada em 21 de novembro de 1989. A jurisdição atual é sobre nove municípios: Bossoroca, Capão do Cipó, Itacurubi, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e Unistalda. A sede da unidade é na Rua Barão do Rio Branco, 511. Os Magistrados que já atuaram na Titularidade da Vara foram Ana Rosa Pereira Zago Sagrilo, Horismar Carvalho Dias e Ary Faria Marimon Filho.
       O evento iniciou-se com a composição da mesa oficial: Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, João Ghisleni Filho, Juíza Titular da Vara Trabalhista de Santiago, Bernarda Núbia Toldo, Diretora do Foro da Comarca de Santiago, Juíza de Direito Cecília Laranja Bonotto, Procuradora-Geral do Município de Santiago, Letícia Sagrilo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago, Vereador Davi José Érbice Vernier, e Presidente da Subseção da OAB/RS em Santiago, Alfredo Bochi Brum.
       Também estavam presentes os Juízes do Trabalho Horismar Carvalho Dias e Jorge Alberto Araújo (representando a Amatra), os Juízes Federais Ghilherme Caon, Cristiane Freier Ceron e Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, diretores e chefes de departamento da Ulbra e da URI, políticos, representantes da Aeronáutica, Brigada Militar, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, advogados, peritos, servidores e familiares. Acompanhavam a comitiva do Presidente o Diretor-Geral de Coordenação Administrativa, Luiz Fernando Taborda Celestino, e o Secretário da DGCA, Paulo Roberto Quines Guimarães. A imprensa esteve representada com a Rádio Santiago (Jonas Diniz) e o Jornal Expresso (Claudio Brum).
       Após a execução do Hino Nacional, a primeira autoridade a discursar foi o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santiago, Vereador Davi José Érbice Vernier, que ressaltou a necessidade de manutenção da Vara do Trabalho em Santiago devido às distâncias entre os municípios. Disse que estavam felizes em comemorar a data e que a JT é séria para julgar e com muito zelo. O Presidente da Subseção da OAB/RS em Santiago, Alfredo Bochi Brum, afirmou que o município "hoje está agraciado com o brinde da cidadania". Disse que o Presidente Ghisleni os "recebeu com fidalguia impar" e que "as forças vivas da sociedade santiaguense comemoram a data, que deve ser perpetuada". A Juíza Titular da Vara Trabalhista de Santiago, Bernarda Núbia Toldo, lembrou que, quando assumiu há quatro anos, atestou o esmêro dos servidores e do grupo de advogados que ali atuam. Finalizou destacando que a noite era de comemoração.
       O Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, João Ghisleni Filho, afirmou que "compareço com muita alegria a Santiago". Disse que este ano já esteve em Rio Grande para comemorar 65 anos. Em Santa Maria, Passo Fundo, Santana do Livramento, Caxias do Sul e Novo Hamburgo para comemorar 50 anos. E, em Capão da Canoa, 10 anos. Informou sobre a pesquisa realizada pela FGV, que apontou a JT como o ramo do Judiciário mais conhecido e melhor avaliado pela população, com 18 pontos percentuais à frente do segundo colocado. Lembrou que o Justiça em Números, divulgado pelo CNJ, confirma a JT como a mais ágil e com a menor taxa de congestionamento. O presidente foi muito aplaudido, quando lembrou da Audiência Pública realizada em junho no município, e disse que as manifestações e informações da comunidade foram "fundamentais para que saíssemos desta cidade com a convicção de que a JT deveria continuar com a mesma estrutura, especialmente pela sua posição geográfica e importância regional. O estudo prossegue, mas Santiago foi excluída da proposta e deve continuar com o status atual de Vara".

       O Presidente Ghisleni e a Juíza Bernarda descerraram a placa comemorativa aos 20 anos da unidade. A Administração do Tribunal homenageou o servidor Solon Caiaffo da Rocha, que atua na unidade há 20 anos, com a entrega de uma placa pelo Presidente Ghisleni. A cerimônia encerrou-se com a execução do Hino Riograndense, seguida de jantar de confraternização.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS

Fotos: Elias Alfonso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário